Santarém e Rio Maior são cidades inesquecíveis para os estudantes que pretendem usufruir de uma experiência única de cultura e conhecimento no ensino superior, pela hospitalidade dos portugueses, pela tradição e gastronomia diversificadas, pela história e cultura ricas, pelo ambiente de lazer proporcionado.

 

01. ENSINO DE QUALIDADE

O Instituto Politécnico de Santarém oferece aos estudantes uma qualificada rede de escolas e cursos, desenvolvendo significativa cooperação com instituições de ensino superior de referência internacional, na Europa e nos Países de Lingua Portuguesa.

02. CUSTO DE VIDA E PROPINAS

Santarém e Rio Maior são cidades portuguesas que se encontram entre as mais baratas da União Europeia.

03. ALOJAMENTO E HABITAÇÃO

O IPSantarém dispõe de um Serviço de Ação Social que gere três residências para estudantes localizadas no campus do Instituto, em Santarém e no centro histórico desta cidade.

04. ATIVIDADE FÍSICA, DESPORTO E CLIMA

O clima da região é dominantemente temperado e quente, com mais de 2/3 de dias de sol por ano, proporcionando uma grande luminosidade.

05. CULTURA E HOSPITALIDADE

Os Ribatejanos são aficionados, hospitaleiros e afáveis. Os idiomas estrangeiros mais falados são o inglês, francês e espanhol.

06. SEGURANÇA

A segurança é um dos pontos fortes das cidades de Santarém e Rio Maior.

07. LAZER E DIVERSÃO

Santarém e Rio Maior são cidades onde durante todo o ano acontecem eventos variados, muitos deles com notoriedade internacional.

08. TRADIÇÃO REGIONAL E GLOBALIZAÇÃO

Santarém é uma cidade regional do arco lisboeta, transformando-se numa porta de acesso ao mundo, à Europa e ao Atlântico.

01. Ensino de Qualidade

O Instituto Politécnico de Santarém oferece aos estudantes uma qualificada rede de escolas (Agrária, Educação, Gestão e Tecnologia, Desporto, Saúde) e cursos, desenvolvendo significativa cooperação com instituições de ensino superior de referência internacional, na Europa e nos Países de Lingua Portuguesa. O IPSantarém dispõe de diversos programas em consórcio com instituições estrangeiras, o Master Erasmus Mundus in Emergency Nursing and Critical Care, o Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, o European Bachelor in Physical Activity and Lifestyle. O IPSantarém promove intensivamente o intercâmbio entre professores, estudantes e investigadores no âmbito de diversos programas de cooperação internacional, destacando-se o Programa Erasmus. O IPSantarém integra mais de uma centena de estudantes Erasmus.

02. Custos de Vida e Propinas

Santarém e Rio Maior são cidades portuguesas que se encontram entre as mais baratas da União Europeia. O custo de vida é mais baixo comparado com o das restantes cidades europeias. Os custos de frequência do ensino superior são baixos (a propina paga anualmente, ou em prestações, tem o valor aproximado de 1000 Euros/ano/1ºciclo).

03. Alojamento e Habitação

O IPSantarém dispõe de um Serviço de Ação Social que gere três residências para estudantes localizadas no campus do Instituto, em Santarém, no centro histórico desta cidade. Santarém e Rio Maior dispõem ainda de variados hotéis e hostels, a preços reduzidos e com qualidade, uma rede significativa de apartamentos para aluguer a preços acessíveis para estudantes. Santarém e Rio Maior possuem uma extensão importante de ciclovias dedicadas a quem pretende circular de bicicleta, sendo um meio de transporte barato e ecológico.

04. Atividade Física, Desporto e Clima

O clima da região é dominantemente temperado e quente, com mais de 2/3 de dias de sol por ano, proporcionando uma grande luminosidade. É uma região com uma oferta muito diversificada de bares e restaurantes dotados de uma excelente gastronomia.
A atividade física e o desporto são objeto de uma oferta diversificada e criativa. Rio Maior é conhecida como a “Cidade do Desporto” e alberga a Escola Superior de Desporto. O IPSantarém apresenta aos estudantes inúmeras oportunidades de atividade física (fitness, futebol, ténis, natação, voleibol, etc…), uma vez que tem instalações disponíveis e de grande qualidade. A proximidade do rio Tejo permite ainda a prática do remo, canoagem e vela. O surf e kitesurf, podem ser praticados na costa oeste atlântica, em Peniche (a 35 min.) e na Nazaré (a 45 min.).

05. Cultura e Hospitalidade

Os Ribatejanos são aficionados, hospitaleiros e afáveis. Os idiomas estrangeiros mais falados são o inglês, francês e espanhol.
A história de Santarém, e da sua região, é cheia de acontecimentos, batalhas e marcos significativos. Conhecida como a Capital do Gótico, estilo dominante nas inúmeras igrejas e monumentos. As cidades de Santarém e Rio Maior têm uma oferta variada de equipamentos culturais, lojas, locais de lazer.

06. Segurança

A segurança é um dos pontos fortes das cidades de Santarém e Rio Maior. Estas cidades têm bons índices de segurança pessoal. Portugal apresenta baixos indicadores de criminalidade violenta.

07. Lazer e Diversão

Santarém e Rio Maior são cidades onde, durante todo o ano, acontecem eventos variados, muitos deles com notoriedade internacional (a Feira Nacional da Agricultura – Junho; a Feira Nacional da Gastronomia – Outubro; Feira de Gastronomia “Tasquinhas” – Março; Feira da Cebola – Setembro). São inúmeros os eventos desportivos e culturais com impacto nacional e internacional. Nas zonas dos centros históricos das cidades podemos encontrar diversos locais para jantar, tomar uma bebida ou dançar, com alguns de bares e pequenos restaurantes.

08. Tradição Regional e Globalização

Santarém é uma cidade regional do arco lisboeta, transformando-se numa porta de acesso ao mundo, à Europa e ao Atlântico. A sua força reside nas suas tradições e na cultura desenvolvida ao longo de séculos, expandindo a sua influência pelos continentes das descobertas portuguesas. Nesta região, sempre se conviveu com outros povos e culturas, permitindo aos seus habitantes uma relação forte com os estrangeiros.

 
DMS